APN CLARO : O que é e como configurar o APN

Saiba mais sobre uma configuração específica para quem acessa a internet pelo smartphone, tablet ou modem.
PCompartilhar


O que é?

APN (Access Point Name) é a opção de configuração que permite que seu celular acesse a Internet de sua operadora de celular.

Esses “pontos de acesso” são endereços oferecidos para que seu aparelho (computador, celular, tablet) acesse a rede da Claro e naveguem pela Internet.

Configuração do APN

Se você comprou seu smartphone, modem ou tablet na Claro não precisa se preocupar: as informações de APN já vêm pré-configuradas.

Se você adquiriu um Claro Chip e quer colocá-lo em um aparelho novo, confira as orientações abaixo:

O primeiro passo é consultar o manual do seu aparelho. Lá você irá encontrar as explicações específicas para fazer a configuração.

Se você precisar dos endereços de APN para smartphones e celulares (Claro Pós, Claro Pré e Claro Controle) pode usar um dos endereços da lista abaixo:
claro.com.br
java.claro.com.br
wap.claro.com.br (para celulares mais antigos)
streaming.claro.com.br (para quem usa o Ideias TV)
mms.claro.com.br (para enviar e receber MMS – Claro Foto)


Se você precisa das APNs para Claro Internet (modens e tablets) os endereços a serem usados são:
bandalarga.claro.com.br
claro.com.br


Caso você tenha um plano Claro Internet Pré, somente é possível usar a APN bandalarga.claro.com.br.

Para aparelhos BlackBerry existe uma APN específica que direciona o tráfego para o data center da RIM (BlackBerry). De lá a RIM direciona para a Internet. Nesses casos, use blackberry.net.

Saiba mais:

Se houver a solicitação de usuário e senha durante a configuração, para todos os casos use como senha e usuário a palavra claro. Se por acaso sua configuração pedir dados de MCC e MNC, preencha com 724 e05, respectivamente.

Se você configurar a APN wap.claro.com.br em seu aparelho, precisará de uma configuração adicional de Proxy com um endereço IP e uma porta. Busque a opção Configuração Avançada e utilize os dados: Proxy 200.169.126.10, Porta 8799.

Se precisar configurar a APN mms.claro.com.br, também será necessária uma configuração adicional em "Configuração Avançada". Os dados a serem utilizados são: Proxy: 200.169.126.11, Porta 8799 e URLhttp://mms.claro.com.br/. Lembre-se que a APN mms.claro.com.br não serve para navegar na Internet, somente para envio de mensagens multimídia.

Os aparelhos BlackBerry e iPhone têm configuração automática de APN.

FONTE: claro.com.br